Seleção Doutorado 2016

Homologação do resultado final: RESULTADO

 

Resultado Final, candidatos classificados na última  etapa: Resultado

Resultado da Etapa I (Análise Documental) e classificados para Etapa II : Resultado

 

EDITAL 004/2015/PGA-CCA, de 17/09/2015 – Retifica o Edital 002/2015/PGA-CCA, de 10/09/2015, autorizando os candidatos a enviarem a documentação por e-mail, estabelecendo critérios.

 

timbre mestrado doutorado novo

EDITAL 002/2015/PGA-CCA, DE 10 DE SETEMBRO DE 2015.

EDITAL PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO CURSO DOUTORADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGROECOSSISTEMAS (PGA), INGRESSO EM 2016.

                         O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas (PGA), do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Santa Catarina, no uso de suas atribuições e conforme deliberado pelo Colegiado Delegado do PGA, em reunião realizada no dia 10 de setembro de 2015, faz saber que estão abertas as inscrições para o PROCESSO SELETIVO de candidatos ao Curso de DOUTORADO EM AGROECOSSISTEMAS do referido Programa de Pós-Graduação, para ingresso em março de 2016.

O processo seletivo será conduzido pela comissão designada pela Portaria 30/2015/PGA-CCA, de 29 de junho de 2015, tendo como presidente a Professora Shirley Kuhnen, membros titulares os Professores Sandro Luis Schlindwein e Jucinei José Comin e o Professor Ademir Antonio Cazella como membro suplente.

I – Inscrições:

             Os candidatos deverão se inscrever online no período de 14 de setembro de 2015 a 16 de outubro de 2015, no site http://www.capg.ufsc.br/inscricao/index.xhtml?cdCurso=41000382. Após a inscrição, o candidato deverá imprimir o comprovante e encaminhá-lo, juntamente com a documentação relacionada no item IV à Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas, no endereço: Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas – Centro de Ciências Agrárias/UFSC – Rodovia Admar Gonzaga, nº 1346, Itacorubi, CEP: 88034-001 – Florianópolis-SC-Brasil. A documentação deverá ser enviada via SEDEX até 16 de outubro de 2015, valendo a data de postagem. As inscrições cuja documentação for entregue fora de prazo ou incompleta, não serão analisadas, sendo vedado o direito de correção.

 II – ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO E LINHAS DE PESQUISA:

 1. Área de Concentração: AGROECOLOGIA

 1.1 Linha de Pesquisa: Abordagens agroecossistêmicas de processos produtivos

1.1.1     Projeto de PesquisaManejo e conservação do solo e da água

1.1.2    Projeto de Pesquisa: Sistemas agroecológicos de produção animal e vegetal

 1.2 Linha de Pesquisa: Etologia, Criação e Bem-estar Animal

1.2.1 Projeto de Pesquisa:Comportamento animal e ética na produção animal

 1.3 Linha de Pesquisa: Evolução, manejo e conservação da agrobiodiversidade

1.3.1  Projeto de Pesquisa: Flora e fauna nativas e seus ecossistemas

1.3.2 Projeto de Pesquisa: Recursos genéticos dos agroecossistemas

 2. Área de Concentração: DESENVOLVIMENTO RURAL E DESEMPENHO AMBIENTAL

 2.1 Linha de Pesquisa: Agricultura Familiar, Novas Ruralidades e Territórios Rurais

2.1.1 Projeto de Pesquisa: Diversidade social, mercados e políticas públicas no meio rural

2.2 Linha de Pesquisa: Dinâmica de sistemas socioecológicos

2.2.1Projeto de Pesquisa: Avaliação, monitoramento do desempenho e recuperação ambiental

2.2.2 Projeto de Pesquisa: Pensamento sistêmico aplicado em situações de complexidade

 

A descrição das áreas de concentração, linhas e projetos de pesquisa poderá ser verificada no site do Programa no endereço:  http://ppgagro.posgrad.ufsc.br/areasconcentracaopga2013/

 

III – Vagas

 Para o processo de seleção de que trata este Edital, serão oferecidas um total de 11 vagas, conforme o quadro a seguir:

VAGAS_DO2016

 

* A admissão do candidato aprovado no Programa será por ordem de classificação para o número de vagas do Professor orientador indicado pelo candidato no Anexo 1 – Declaração de Intenções.

 IV – O candidato ao Curso de Doutorado deverá enviar (por SEDEX) à Secretaria do Programa, para a efetivação de sua inscrição, os seguintes documentos em envelope lacrado:

 A)    Cadastro do candidato para seleção devidamente preenchido no endereço: http://www.capg.ufsc.br/inscricao/index.xhtml?cdCurso=41000382. (Após o preenchimento, o candidato deverá imprimir e encaminhar junto com a documentação);

B)    Declaração de intenções – ANEXO I (disponível no site do http://ppgagro.posgrad.ufsc.br/doutoradopga2016/), devidamente preenchida e com foto 3×4;

C)    Duas cartas de recomendação (ANEXO II) (modelo disponível no site http://ppgagro.posgrad.ufsc.br/doutoradopga2016/), a ser enviado ao Programa por docentes ou profissionais (até o dia 16 de outubro de 2015), destacando a aptidão do candidato para estudos avançados, sendo uma delas de docente do Programa onde o candidato obteve o título de Mestre, preferencialmente do professor orientador; As cartas de recomendação não deverão ser de Professores credenciados ao PGA, a exceção de candidatos que tenham cursado o Mestrado no PGA que poderão apresentar uma das cartas de docente do Programa, preferencialmente do professor orientador.

D)    Resumo do Curriculum Vitae (ANEXO III), com comprovantes.

E)    Ficha de Avaliação do Curriculum Vitae (ANEXO IV) (contendo o preenchimento da parte I)

F)     Cópia do diploma de curso de nível superior de graduação (Curso reconhecido pelo MEC);

G)   Cópia do histórico escolar do curso de mestrado;

H)    Cópia autenticada do diploma de mestrado*, certificado de conclusão do mesmo ou comprovação da defesa da dissertação;

I)       Os candidatos que ainda não concluíram o Mestrado poderão se inscrever. Para tanto, deverão anexar o histórico escolar atualizado e declaração da Coordenação contendo data provável da conclusão do curso. O aceite final para ingresso no Programa somente se efetivará mediante a comprovação por declaração da conclusão do curso de mestrado informando que o diploma está em fase de confecção. O aluno deverá apresentar o diploma de mestrado até a data da matrícula para o 3º semestre.

J)      Cópia autenticada da certidão de nascimento ou casamento*;

K)   Cópia autenticada da carteira de identidade*;

L)    Cópia do CPF (e/ou passaporte para estrangeiros);

M)  Curriculum vitae (CV) atualizado, Modelo Lattes/CNPq – disponível no site http://lattes.cnpq.br/;

N)    Proposta de projeto de pesquisa contendo: Título, Qualificação do principal problema a ser abordado, Objetivos, Metodologia, Resultados Esperados, e Referências Bibliográficas, enquadrado em  uma das linhas de pesquisa do Programa (item II deste Edital). O Projeto poderá ter até 10 páginas (tamanho A4), margens 2,5 cm, espaçamento entre linhas 1,5, fonte Times New Roman, tamanho 12.

O)    ANEXO V – Declaração para candidatos estrangeiros – Candidatos estrangeiros também devem enviar a declaração, devidamente preenchida e assinada.

P)     Proficiência em Língua Portuguesa para estrangeiros (CELPE-Bras) ou comprovante de inscrição no exame. As informações para a realização do exame CELPE/Bras poderão ser obtidas no endereço http://portal.inep.gov.br/celpebras. A comprovação de realização do exame poderá ser entregue no ato da inscrição do processo de seleção ou deverá ser entregue até a data prevista para matrícula no segundo semestre no Curso, caso o candidato for selecionado;

Q)    Para o candidato que possuir diploma de graduação ou mestrado do exterior, o diploma deverá ser autenticado pela autoridade consular no país que expediu o referido documento;

 * Os documentos solicitados nos itens “H”, “J” e “K” poderão ser autenticados no início do semestre, pelos candidatos classificados, junto à Secretaria do Programa mediante a apresentação dos originais.

R) Os candidatos aprovados para ingressar no curso de doutorado deverão apresentar até o final do segundo semestre do curso comprovante de proficiência em Inglês (podendo ser validada a apresentada no Mestrado, se obtida há menos de 10 anos) e comprovante de proficiência em uma segunda língua.

                       Somente serão homologadas as inscrições que contemplarem a entrega de toda a documentação exigida acima.

 V – Seleção

 O processo seletivo será constituído por duas etapas, sendo a etapa 1 a análise documental e a etapa 2, a defesa do projeto de pesquisa.

 ETAPA 1: Análise documental

Nesta etapa serão avaliados os seguintes documentos:

  1.  Análise da Declaração de Intenções (Anexo I)
  2. Análise do Histórico escolar do Curso de Mestrado
  3. Análise do Curriculum Vitae –(Anexos III e IV)
  4. Análise das cartas de recomendação (Anexo II)

 Cada documento terá sua avaliação realizada e será pontuado de 0 a 10, exceto o Currículo Vitae que será avaliado de acordo com os critérios descritos no Anexo IV. Será atribuída nota 10,0 ao currículo que obtiver a maior pontuação e nota 6,0 ao que tiver menor pontuação. Os demais currículos terão sua pontuação proporcional às notas de maior e menor pontuação. Será desclassificado da etapa 1 o candidato que não obtiver a pontuação mínima de 10,0 pontos, conforme a pontuação designada para cada atividade descrita no Anexo IV.

A nota final desta etapa será calculada de acordo com a nota obtida em cada documento, respeitando o peso à eles atribuído de acordo com o anexo IV. Esta etapa do processo de seleção é ELIMINATÓRIA, sendo os candidatos ordenados em ordem crescente pela nota obtida (da maior para a menor nota). Os candidatos aprovados para a Etapa 2 serão aqueles com as maiores notas na Etapa 1, devendo ser chamados o dobro de candidatos que estarão concorrendo as vagas oferecidas pelo orientador pretendido e indicado pelo candidato no Anexo 1, independente da sua ordem de classificação.

 ETAPA 2:  

  • Análise e Defesa da proposta de Projeto de Pesquisa: Serão avaliados os projetos de pesquisa dos candidatos aprovados na etapa da análise documental quanto à forma, conteúdo e adequação da proposta a uma das linhas de pesquisa do Programa. A análise da proposta de projeto de pesquisa pretende avaliar a capacidade intelectual do candidato para estudos avançados e serve exclusivamente para fins de seleção. A proposta de projeto de pesquisa não será necessariamente o projeto de Tese do candidato. Nesta etapa, os candidatos também deverão apresentar e defender sua proposta de projeto de pesquisa perante a comissão de seleção em data e horário divulgados no site http://ppgagro.posgrad.ufsc.br/doutoradopga2016/. Cada candidato terá até 30 minutos para apresentação do Projeto e será arguido por até 20 minutos pela Comissão de Seleção. A comissão disponibilizará data show para a defesa do projeto, não havendo obrigatoriedade no seu uso. Será permitida a apresentação e defesa da proposta de projeto de pesquisa por sistema de interação áudio e vídeo em tempo real (através do Skype) desde que solicitado pelo candidato por ocasião da divulgação dos candidatos classificados para a segunda etapa, preferencialmente através do e-mail selecao.ppga@contato.ufsc.br, colocando como ASSUNTO: ENTREVISTA POR SKYPE. Durante a entrevista, os candidatos poderão, a critério dos membros da Comissão de Seleção, ser avaliados quanto à proficiência em língua inglesa.

 VI – Classificação dos candidatos

 A classificação final dos candidatos será feita de acordo com a nota obtida na etapa 1 somada a nota obtida na etapa 2, respeitando os pesos de cada etapa, de acordo com a seguinte fórmula:

FORMULA_DO2016

Os candidatos aprovados serão chamados para ocupar as vagas oferecidas de acordo com o número de vagas disponíveis pelo orientador pretendido (conforme a tabela do item III deste Edital), ou seja, independente da sua ordem de classificação, o candidato só será aprovado em primeira chamada dentro do numero de vagas individuais de cada orientador.

O critério de desempate na classificação final será primeiro a maior nota obtida na etapa 1.

 VII – Cronograma da seleção

CRONOGRAMA_DO2016

VIII –  O prazo para impetrar recurso ao resultado do processo de seleção é de 48 horas, a contar do dia e horário de divulgação do resultado. O recurso deverá ser apresentado por escrito e assinado à Coordenação do Programa.

 IX – A aprovação no processo de seleção não garante a concessão de bolsa de estudos. Esta concessão é determinada pela disponibilidade de bolsas, o que depende das agências de fomento, e serão distribuídas de acordo com os critérios estabelecidos pelas mesmas e pela Comissão de Bolsas do Programa.

 X – Candidatos aprovados que não confirmarem intenção em cursar o doutorado no prazo previsto no item VII deste edital perderão direito à vaga, sendo a mesma destinada ao candidato seguinte da classificação do mesmo orientador.

XI – Candidatos que confirmaram intenção em cursar o doutorado e que não realizarem matrícula na data e horário previstos no item VII deste edital perderão o direito à vaga no Programa.

XII – A matrícula de estudantes estrangeiros aprovados no processo de seleção ficará condicionada à apresentação de visto temporário vigente, de visto permanente ou de declaração da Polícia Federal, atestando situação regular no País para tal fim.

XIII – É de responsabilidade do candidato acompanhar em seu endereço eletrônico e/ou através do site (http://ppgagro.posgrad.ufsc.br/doutoradopga2016/) possíveis alterações do cronograma e/ou procedimentos e orientações que a Comissão de Seleção julgar necessários.

XIV – Os candidatos não selecionados poderão retirar a documentação apresentada na secretaria do PGA, exceto a ficha de inscrição, de 14 de março a 29 de abril de 2016. Após esta data, a Secretaria do Programa encaminhará a documentação de candidatos não classificados para reciclagem.

XV – Mesmo que aprovados no processo de seleção, os candidatos que não apresentarem a documentação exigida no prazo estabelecido serão desligados do Programa.

Edital completo para impressão

Todos os anexos

ANEXO I – DECLARAÇÃO DE INTENÇÕES

ANEXO II – CARTA DE RECOMENDAÇÃO

ANEXO III – RESUMO DO CURRICULUM VITAE

ANEXO IV– FICHA de AVALIAÇÃO DO CURRICULUM VITAE

ANEXO V – DECLARAÇÃO PARA CANDIDATOS ESTRANGEIROS