Área de Concentração, Linhas e Projetos de Pesquisa
Área de Concentração:
AGROECOLOGIA E DINÂMICAS TERRITORIAIS SUSTENTÁVEIS
Descrição:
O Programa aborda estudos interdisciplinares de fenômenos ambientais, sociais e econômicos que ocorrem em sistemas agroalimentares, promovendo conhecimento em agroecologia, sustentabilidade e resiliência territoriais. Seu foco é no uso e conservação dos recursos; ecologia, produção e abastecimento agropecuários; bem-estar animal e humano; desenvolvimento e interações entre territórios rurais e urbanos.
Linhas e Projetos de Pesquisa:
Linha 1: Agrobiodiversidade, Conservação e Manejo de Recursos Naturais
Descrição: A linha trabalha com a capacidade produtiva e saúde dos solos; evolução, manejo agroecológico e conservação da agrobiodiversidade; aspectos ecológicos da dinâmica de sistemas produtivos, focando em conservação da biodiversidade agrícola, manejo sustentável de recursos naturais e interações ecológicas em territórios rurais.
Projeto 1: Conservação e manejo do solo e da água
Descrição: O projeto tem como foco a integração de práticas voltadas ao manejo sustentável e à conservação do solo e da água, com o objetivo de preservar, restaurar e compreender as complexas interações ecológicas entre solo, água, vegetação e fauna. Nesse contexto, destaca-se a importância da saúde do solo e da planta como base para sistemas produtivos mais equilibrados e resilientes. Busca-se promover a conservação e acelerar a recuperação ambiental de agroecossistemas, especialmente daqueles que perderam sua capacidade produtiva em decorrência de usos inadequados ou não agrícolas. A iniciativa propõe conciliar o uso do solo com produção econômica e preservação ambiental.
Projeto 2: Flora e fauna nativas e seus ecossistemas
Descrição: Este projeto busca compreender e valorizar o potencial dos ecossistemas naturais, promovendo sua conservação por meio do uso sustentável e da valorização dos sistemas tradicionais de manejo. Seus estudos incluem o resgate e a caracterização de recursos genéticos cultivados, comparando variedades híbridas e transgênicas, com foco na conservação in situ e ex situ, na geração de matérias-primas, novos produtos, alimentos de qualidade e redução de impactos ambientais, fortalecendo a autonomia das famílias agricultoras e a integração de conhecimentos ecológicos, sociais e econômicos.
Linha 2: Sistemas produtivos agroecológicos
Descrição: A linha trabalha com abordagens agroecológicas de processos produtivos vegetais e animais, etologia e bem-estar animal. Foca no desenho e manejo sustentável de práticas e sistemas produtivos, resiliência dos agroecossistemas, bem como sistemas de criação que promovem o bem-estar animal, restauração e reabilitação ecológica.
Projeto 1: Produção vegetal e criação animal agroecológicas
Descrição: Este projeto visa produzir conhecimento sobre sistemas produtivos agroecológicos, por meio da análise de resultados técnicos, socioeconômicos, sanitários e ambientais de sistemas de produção vegetal, agroflorestais, silvipastoris e do manejo de pastagens. Esses sistemas são concebidos como alternativas sociotécnicas agroecológicas para as unidades de produção, buscando soluções técnicas sustentáveis.
Projeto 2: Comportamento e bem-estar animal, e ética da produção
Descrição: Este projeto gera conhecimento sobre o comportamento dos animais não humanos e a relação humano-animal. Investiga espécies zootécnicas e silvestres, visando o bem-estar, a promoção da saúde única e o desempenho animal nos sistemas produtivos, e considera a interação entre os diferentes atores sociais envolvidos. As pesquisas articulam aspectos etológicos, éticos, sanitários, econômicos, sociais, políticos, ambientais, legais e educativos para promover a sustentabilidade ambiental.
Linha 3: Dinâmicas socioambientais, agricultura familiar e territórios
Descrição: A linha gera conhecimentos sobre agricultura familiar, territorialidades e alimentação saudável; aspectos socioeconômicos da dinâmica de sistemas socioambientais; e inter-relações rural-urbanas, com foco em organizações, transformações e inovações sociais, políticas públicas, mercados, territórios e sustentabilidade socioambiental.
Projeto 1: Diversidade e organização social, mercados e políticas públicas
Descrição: O projeto promove investigações sobre diversas formas de existência e organização da agricultura familiar, povos e comunidades tradicionais, e outras populações presentes nos territórios rurais, e sobre organizações e redes de produção e abastecimento de alimentos, ação coletiva e desenvolvimento territorial sustentável. Estuda questões que envolvem o ordenamento e governança fundiária, acesso à terra, produções mercantis e não mercantis, segurança e soberania alimentar, sistemas agroecológicos de produção e consumo, inter-relações rural-urbanas, tecnologias e inovações sociais, acesso e construção de mercados, governança e políticas públicas que promovam a sustentabilidade.
Projeto 2: Pensamento sistêmico e dinâmica de sistemas sociais-ecológicos
Descrição: O projeto tem por objetivo estudar as dinâmicas relacionais que emergem em sistemas sociais-ecológicos, adotando abordagens sistêmicas para a compreensão das interações que ocorrem internamente e nas relações que estabelecem com os contextos em que estão inseridos. Busca-se promover novas formas de conhecer e agir no Antropoceno para enfrentar os complexos desafios globais e seus impactos em sistemas agroalimentares e na qualidade das relações que os seres humanos estabelecem com o mundo biofísico.




