Seleção Mestrado Acadêmico 2016

Resultado Final – Homologado  RESULTADO

RESULTADO  FINAL : Primeira chamada dos classificados 

Etapa II – Prova Escritaacesse aqui sua prova dia 05/11/2015 a ser disponibilizada às 14h ( horário de Brasília) 

 

Resultado Etapa I – Classificados Etapa II

Homologação das Inscrições 

 

EDITAL 005/2015/PGA-CCA, de 17/09/2015– Retifica o Edital 002/2015/PGA-CCA, de 10/09/2015, autorizando os candidatos a enviarem a documentação por e-mail, estabelecendo critérios.

 

COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO AVALIADORA (Portaria nº 34/PGA-CCA, de 23/09/2015)

Drª Daniele Cristina da Silva Kazama, presidente; Dr. Cledimar Rogério Lourenzi, Dr. Abdon Luiz Schmitt Filho, Dr. Fábio Luiz Búrigo, Dr. Arcângelo Loss e Drª Roberta Sales Guedes Pereira, membros.

 

timbre mestrado doutorado novo

 

EDITAL 003/2015/PGA-CCA, DE 10 DE SETEMBRO DE 2015

EDITAL DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGROECOSSISTEMAS.

 

                        O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas (PGA), do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Santa Catarina, no uso de suas atribuições e conforme deliberado pelo Colegiado Delegado do PGA, em reunião realizada no dia 10 de setembro de 2015, faz saber que estão abertas as inscrições para seleção de candidatos ao Mestrado Acadêmico do referido Programa de Pós-Graduação, para ingresso em março de 2016.

                                 A seleção referida será conduzida por uma comissão composta por docentes do Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas, a ser divulgada até 07 de outubro de 2015, no site http://ppgagro.posgrad.ufsc.br/mestradopga2016/.

  I – Inscrições:  

Os candidatos deverão se inscrever no período de 14 de setembro a 05 de outubro de 2015, no site http://www.capg.ufsc.br/inscricao/index.xhtml?cdCurso=41000382. Após a inscrição online, o candidato deverá imprimir o comprovante e encaminhar junto com a documentação abaixo relacionada à Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas, no endereço: Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas – Centro de Ciências Agrárias/UFSC – Rodovia Admar Gonzaga, nº 1346, Itacorubi, CEP: 88034-001 – Florianópolis-SC-Brasil, das 8 às 12 horas e das 13 às 15 horas, de segunda a sexta-feira (pessoalmente ou por procuração). A documentação também poderá ser enviada via SEDEX até 05 de outubro de 2015, valendo a data de postagem, para o endereço anteriormente citado. As inscrições com documentação entregue fora do prazo ou incompletas não serão processadas.

  II – ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO E LINHAS DE PESQUISA:  

 

1. Área de Concentração: AGROECOLOGIA

 1.1 Linha de Pesquisa: Abordagens agroecossistêmicas de processos produtivos

1.1.1        Projeto de Pesquisa: Manejo e conservação do solo e da água

1.1.2        Projeto de Pesquisa: Sistemas agroecológicos de produção animal e vegetal  

1.2 Linha de Pesquisa: Etologia, criação e bem-estar animal

1.2.1 Projeto de Pesquisa:Comportamento animal e ética na produção animal  

1.3 Linha de Pesquisa: Evolução, manejo e conservação da agrobiodiversidade

1.3.1 Projeto de Pesquisa: Flora e fauna nativas e seus ecossistemas

1.3.2 Projeto de Pesquisa: Recursos genéticos dos Agroecossistemas  

2. Área de Concentração: DESENVOLVIMENTO RURAL E DESEMPENHO AMBIENTAL  

2.1 Linha de Pesquisa: Agricultura familiar, novas ruralidades e territórios rurais

2.1.1 Projeto de Pesquisa: Diversidade social, mercados e políticas públicas no meio rural

2.2 Linha de Pesquisa: Dinâmica de sistemas socioecológicos

2.2.1Projeto de Pesquisa: Avaliação, monitoramento do desempenho e recuperação ambiental

2.2.2 Projeto de Pesquisa: Pensamento sistêmico aplicado em situações de complexidade  

A descrição das áreas de concentração, linhas e projetos de pesquisa pode ser encontrada no site do PGA ou no endereço: http://ppgagro.posgrad.ufsc.br/areasconcentracaopga2013/.

Os Projetos de Pesquisa listados são projetos “guarda-chuva” desenvolvidos pelos professores em seus laboratórios. A natureza e o tema dos projetos de pesquisa a serem desenvolvidos pelos alunos após o seu ingresso no PGA serão definidos pelo professor e seu orientado, respeitando o assunto disponível para orientação de acordo com o quadro abaixo. Para os orientadores que não apresentam assunto disponível para orientação, considera-se como linha de trabalho o assunto do projeto de pesquisa. O PGA sugere que os candidatos consultem o Lattes do potencial orientador e entre em contato com o mesmo para assegurar a compatibilidade de interesses de pesquisa.

  III – Vagas

 Serão disponibilizadas 27 vagas conforme o quadro abaixo:

vagas mestrado 2016

IV O candidato ao Curso de Mestrado Acadêmico deverá entregar ou enviar à Secretaria do Programa, para a efetivação de sua inscrição, os seguintes documentos em envelope lacrado:

  • Cópia autenticada do Diploma de Graduação (frente e verso) ou Certificado de Conclusão, de Instituição reconhecida pelo MEC. Para o candidato que possui diploma de graduação do exterior, o diploma deverá ser autenticado pela autoridade consular no país que expediu o referido documento. No caso da colação de grau estar prevista para ocorrer posteriormente ao período de inscrição, poderá ser apresentada uma declaração da Instituição de origem informando a provável data de colação de grau. Em caso de aprovação, a matrícula no Programa somente se efetivará mediante a comprovação da conclusão do curso de graduação.
  • Cópia do Histórico escolar do curso de Graduação.
  • Resumo do Curriculum vitae (CV) –com comprovantes (seguir orientações dos anexos V e VI).
  • Cópia da carteira de identidade e CPF.
  • Cópia autenticada da certidão de nascimento ou casamento.
  • Duas cartas de recomendação (Anexo II), de docentes ou profissionais destacando a aptidão do candidato para estudos avançados (modelo disponível no site: http://ppgagro.posgrad.ufsc.br/mestradopga2016/). A carta não deve ser emitida por professores do PGA.
  • Proficiência em Língua Portuguesa para estrangeiros (CELPE-Bras) ou comprovante de inscrição no exame. As informações para a realização do exame CELPE/Bras estão disponíveis no endereço http://portal.inep.gov.br/celpebras. A comprovação deverá ser entregue no ato da inscrição ou até a data prevista para matrícula do segundo semestre no Curso.

 

       Somente serão homologadas as inscrições que contemplarem a entrega de toda a documentação exigida acima.

V – Seleção

 O processo seletivo constará de duas etapas, sendo a etapa 1 de análise documental e a etapa 2, uma prova escrita.

ETAPA 1: Análise documental

Nesta etapa serão avaliados os seguintes documentos:carta de declaração de intenções, histórico escolar, Curriculum Vitae e cartas de recomendação. Cada documento terá sua avaliação realizada e será pontuado de 0 a 10. À exceção, o Currículo Vitae será avaliado e pontuado segundo os critérios descritos no Anexo V, sendo que para o currículo que obtiver a maior pontuação será atribuído nota 10,0 e para o de menor pontuação será atribuído nota 6,0. Os demais currículos terão sua pontuação proporcional às notas de maior e menor pontuação. Será desclassificado da etapa 1 o candidato que não obtiver a pontuação mínima de 3 pontos, conforme a pontuação designada para cada atividade descrita no anexo V.

A nota final desta etapa será calculada de acordo com a nota obtida em cada documento, respeitando o peso à eles atribuído de acordo com o anexo V. Essa etapa é ELIMINATÓRIA, sendo os candidatos ordenados em ordem decrescente pela nota obtida (da maior para a menor nota). Os candidatos aprovados para a etapa seguinte serão aqueles com as maiores notas desta etapa, sendo que o número de candidatos selecionados será igual ao dobro do número de vagas disponíveis, desde  que todos os critérios acima mencionados sejam  atendidos. Em casos de empate do último classificado, todos os empatados passarão para a etapa seguinte. A primeira etapa é uma classificação geral e não por disponibilidade de vaga por orientador.

ETAPA 2: Prova escrita

  • Será realizada em 05/11/2015, das 14 às 18 h, conforme procedimentos estabelecidos no Anexo III (Termo de compromisso para realização da prova escrita), com acesso através do site http://ppgagro.posgrad.ufsc.br/mestradopga2016/.

Para a prova escrita, a qual será atribuída uma nota de 0 a 10, os pontos que poderão ser tratados são:

 1, Agroecologia

2. Desenvolvimento Rural e Desempenho Ambiental

  Só serão conduzidos à fase final de classificação os candidatos que obtiverem nota mínima de 5,0 (cinco) na prova escrita.

  VI – Classificação dos candidatos  

A classificação final dos candidatos será feita de acordo com a nota obtida na etapa 1, análise documental, somada a nota obtida na etapa 2, prova escrita, respeitando os pesos de cada etapa, sendo 7 e 3, respectivamente, de acordo com a fórmula:

formulamestrado

Os candidatos aprovados serão chamados para ocupar as vagas oferecidas de acordo com o número de vagas disponíveis pelo orientador pretendido (conforme a tabela do item III deste Edital), ou seja, independente da sua ordem de classificação, o candidato só será aprovado em primeira chamada dentro do numero de vagas individuais de cada orientador.

O critério de desempate na classificação final será primeiro a maior nota obtida no currículo, seguido da maior nota na prova.

    VII – Cronograma da seleção  

CRONOGRAMA_ME2016

VIII –  O prazo para recursos do resultado de cada etapa do processo seletivo, bem como do resultado final, é de 48h a contar da data e horário de divulgação do resultado. O recurso deve ser apresentado por escrito à Coordenação do Programa.

IX – Os candidatos selecionados para o Mestrado Acadêmico em Agroecossistemas deverão confirmar até 04/12/2015 a intenção de cursar o Programa, através do e-mail: selecao.ppga@contato.ufsc.br. Os candidatos que não fizerem a confirmação até essa data serão considerados desistentes e sua vaga será remanejada para o próximo candidato aprovado para o orientador escolhido. O período de matrícula será de 08 a 11 de fevereiro de 2016, na Secretaria do PGA ou por e-mail: selecao.ppga@contato.ufsc.br, contendo como assunto MATRICULA NO MESTRADO 2016.

 X – O Programa não garante a concessão de bolsas de estudos. A disponibilidade de bolsas depende das agências de fomentos e serão distribuídas de acordo com os critérios estabelecidos pelas mesmas e pela Comissão de Bolsas do Programa.

 XI – Os candidatos deverão acompanhar no site do Programa possível alteração do cronograma e/ou procedimentos e orientações que a Comissão julgar necessário.

 XII – Os candidatos não selecionados poderão retirar a documentação apresentada na secretaria do PGA, exceto a ficha de inscrição, no período de 01 a 29 de abril de 2016. Após essa data a Secretaria do Programa fará o descarte da documentação do candidato não classificado.

Edital completo para impressão – pdf

ANEXOS:

FORMULÁRIOS PROCESSO SELETIVO (completo)

ANEXO I – DECLARAÇÃO DE INTENÇÕES

ANEXO II – CARTA DE RECOMENDAÇÃO – em português

ANEXO II – CARTA DE RCOMENDAÇÃO – em inglês

Anexo III – TERMO DE COMPROMISSO PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA ESCRITA

ANEXO IV – DECLARAÇÃO PARA ESTRANGEIRO

ANEXO V (Para uso da comissão de seleção)

ANEXO VI – RESUMO DO CURRICULUM VITAE