Mestrado – Perguntas frequentes

1. Posso me inscrever sem contactar o possível orientador?

Resposta: O contato com o possível orientador é uma das exigências que consta do Edital, a fim de ter garantido um docente para orientar na proposta do trabalho a ser desenvolvido no Curso.

2. Fiz minha inscrição no sistema antes do contato com o docente. O que devo fazer?

R: Faça o contato e acesse o sistema novamente para alterar os dados. Não faça nova inscrição, apenas altere o nome do orientador. Caso não faça isto, a comissão com base na declaração de aceite do orientador, anexa aos demais documentos de inscrição, providenciará esta alteração no sistema.

3. Onde estão os contatos com os docentes?

R: Esta informação consta no edital. Faça contato inicial por e-mail que o docente lhe dará retorno imediato.

4. Como faço para localizar um possível orientador?

R: Sugerimos consultar o currículo do docente que disponibilizou vaga no edital e verifique em que tema de pesquisa ele está trabalhando. Isto facilita na identificação do possível orientador.

5. Onde encontro o Currículo dos docentes?

R: No site oficial do Programa (www.pga.ufsc.br), no final da coluna a esquerda, você encontrará o link dos docentes e terá acesso ao Currículo Lattes.

6. Onde obtenho informação sobre as áreas, linhas e projetos de pesquisa?

R: No site oficial do Programa (www.pga.ufsc.br), no início da coluna a esquerda, você encontrará o informações sobre as atuais áreas <http://ppgagro.posgrad.ufsc.br/areasconcentracaopga2013/>

7. Como faço para ter bolsa para estudar o curso?

R: As bolsas do Programa são distribuídas por ordem de classificação do candidato no processo seletivo, que não poderão ter outro tipo de bolsa ou remuneração.

8. A Proficiência pode ser em outra língua, sem ser o inglês?

R: Não, pois esta é uma exigência no Regimento do Programa.

9. Onde consigo a lista das bibliografias para estudar para a prova?

R: A comissão não está indicando nenhuma bibliografia para estudo.

10. Posso entregar carta de aceite de mais de um orientador?

R: Não. Cada candidato deverá apresentar carta de apenas um orientador. Os que apresentarem mais de uma, será considerado pela comissão somente a carta do provável orientador que for registrado no Sistema CAPG, no momento da inscrição.

11. Qual da data correta de postagem?

– Esclarecemos que a data da postagem deverá ser até o dia 20 de outubro para garantir a chegada do SEDEX, no Programa, até o dia 24 de outubro. (o dia 24 não é o de postagem, mas o prazo máximo de recebimento pela Comissão dos documentos enviados por sedex).