Disciplinas e Ementas

DISCIPLINAS

OBRIGATÓRIAS

CÓDIGO Disciplinas Professores Créd Caráter Semestre
PGA 510002 Relações Referenciais em Agroecossistemas Luiz R. D’Agostini, Ademir Cazella, Ilyas Siddique e Sandro Luis Schlindwein 4 Obrigatória
PGA 510001 Epistemologia e Metodologia da Ciência Ademir Antonio  Cazella, Valmir Luiz Stropasolas, Ilyas Siddique, Paulo Henrique Freire Vieira e Alberto Cupani 4 Obrigatória-DOEletiva-ME
PGA 410030 Seminários Maria José Hotzel 1 Obrigatória 1º e 2º

 ELETIVAS

PGA 410031 Agricultura Familiar Ademir Antonio Cazella 3 Eletiva
PGA 1020-000 Agroecologia Ilyas Siddique e Jucinei Comin 2 Eletiva
PGA410037 Análises Integrativas de Múltiplas Funções em Ecossistemas Ilyas Siddique 3 Eletiva
PGA 3134-001 Avaliação do desempenho ambiental Luiz R. D´Agostini 3 Eletiva
PGA 3123-000 Bem estar animal Maria José Hötzel 3 Eletiva
PGA 410033 Botânica Econômica Giorgini A. Venturieri 3 Eletiva
PGA 3121-000 Capacidade produtiva do solo Jucinei José Comin 3 Eletiva
PGA 410010 Ciclo biogeoquímico de nutrientes em agroecossistemas Gustavo Brunetto 4 Eletiva
PGA 410014  Criação animal agroecológica Luiz Carlos Pinheiro M. Filho e Daniele da S. Kazama 4 Eletiva
PGA 410013 Dimensões socioeconômicas da agricultura orgânica Oscar Rover 2 Eletiva
PGA 2123-001* Ecologia de organismos do solo Paulo Emílio Lovato 3 Eletiva
PGA 410015 Elaboração de projetos com ênfase na pesquisa qualitativa Valmir Stropasolas 2 Eletiva
PGA 410019 Estado, trabalho e sociedade contemporâneos Clarilton Ribas 3 Eletiva
PGA 410034 Etologia Aplicada Luiz Carlos Pinheiro M. Fº 3 Eletiva
PGA410027 Gênese, Morfologia e Classificação de Solos Arcângelo Loss 4 Eletiva
PGA 410024 Introdução ao Pensamento Sistêmico e à Prática Sistêmica Sandro Luiz Schlindwein 2 Eletiva
PGA 410035 Manejo e conservação de ecossistemas florestais Alfredo Fantini 3 Eletiva
PGA410025 Nutrição de Ruminantes e Meio Ambiente Ricardo Kazama 2 Eletiva
PGA 410009 Plantas Bioativas Shirley Kuhnen 2 Eletiva
PGA 410032 Produção e tecnologia de sementes florestais Roberta Sales Guedes Pereira 3 Eletiva
PGA 410011 Química do solo e ambiental  Gustavo Brunetto 4 Eletiva
PGA 410012 Redação Científica Maria José Hötzel 3 Eletiva
PGA 3122-001 Sistemas Agroflorestais Ilyas Siddique 3 Eletiva
PGA 410036 Métodos em Fitoquímica Shirley Kuhnen 2 Eletiva
EST  3333009 Estágio de Docência Orientador 1 Eletiva 1º/2º
PGA410040 Manejo e aproveitamento de resíduos orgânicos: impactos no ambiente Cledimar Rogério Lourenzi 3 Eletica
PGA410042 Evolução Aplicada Giorgini Augusto Venturieri 2 Eletiva

TÓPICOS

PGA 410029 Tópicos em Agroecossistemas: Introdução à Redação Científica Maria José Hötzel 2 Eletiva
PGA 410023 Tópicos em Agroecossistemas: Marketing  Agroalimentar – circuitos curtos e produtos típicos Oscar José Rover (ministrada em 2013 e 2014 com participação do Prof. Andrea Fantini – Itália) 2 Eletiva
PGA 410038 Tópicos em Agroecossistemas: Agroecologia e Serviços Ecosssitêmicos no Bioma Mata Atlântica. Abdon Luiz Schmitt Filho e Alfredo Celso Fantini 2 Eletiva
PGA410039 Tópicos Especiais em Sistemas Silvipastoris Maria José Hötzel 1 Eletiva
PGA410043 Tópicos em Agroecossistemas: Análise Estatística com o Software R Maria José Hötzel e Carlos Eduardo Nogueira Martins (IFC, Araquari) 1 Eletiva

 Atualização: agosto 2015

 

 EMENTAS

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS:

 

DISCIPLINA: Relações Referenciais em Agroecossitemas – CÓDIGO: PGA510002

CRÉDITOS: 4 – CARGA HORÁRIA: 60

 EMENTA: Discutir os principais argumentos que norteiam o debate acadêmico contemporâneo sobre o desenvolvimento de zonas rurais, em especial, no que se refere às externalidades da agricultura (positivas e negativas) e aos desafios da inclusão da perspectiva socioambiental. Compreender a “entropia da matéria-energia” como limitante para os processos produtivos. A Agroecologia é apresentada como ponte interdisciplinar entre sociedade e ambiente, ressaltando apenas aspectos seletos da agroecologia que são pertinentes para contextualizar estudos em agroecossistemas em geral, uma vez que o tema é também tratado em uma disciplina específica. Esta disciplina é de caráter obrigatório; assim, integra os estudantes das duas áreas de concentração em um espaço de discussão comum.


DISCIPLINA: Epistemologia e Metodologia da Ciência – CÓDIGO: PGA510001 

CRÉDITOS: 4 – CARGA HORÁRIA: 60

EMENTA: Estudos interdisciplinares em Agroecossistemas. Relevância de considerações epistemológicas. Critérios de cientificidade: objetividade, refutabilidade e sistematicidade. Metodologia de pesquisa em ciências sociais e naturais aplicadas e metodologia interdisciplinar-sistêmica. Seminário de avaliação de projetos. Esta disciplina é de caráter obrigatório; assim, integra os estudantes das duas áreas de concentração em um espaço de discussão comum.


DISCIPLINA: Seminários – CÓDIGO: PGA410030

CRÉDITOS: 1 – CARGA HORÁRIA: 15

EMENTA: Apresentação e discussão de tópicos que possam desencadear discussões e reflexões em torno do caráter relacional do processo de construção do conhecimento. Este é um espaço para criação de circunstância para o exercício da interdisciplinaridade. Esta disciplina é de caráter obrigatório; assim, integra os estudantes das duas áreas de concentração em um espaço de discussão comum.


DISCIPLINAS ELETIVAS

 

DISCIPLINA: Agricultura Familiar – CÓDIGO: PGA410031

CRÉDITOS: 3 – CARGA HORÁRIA: 45

EMENTA: Conceitos de agricultura familiar e campesinato; estrutura agrária e evolução da agricultura no Brasil; diversidade social da agricultura familiar; multifuncionalidade e pluralidade da agricultura familiar; formas de organização, representação da unidade rural política e construção de políticas públicas.


DISCIPLINA: Agroecologia – CÓDIGO: PGA1020000

CRÉDITOS: 2 – CARGA HORÁRIA: 30 ­­­­­

EMENTA: Agricultura e crise ambiental e social. Fluxos de energia e nutrientes em agroecossistemas. Parâmetros e metodologias de análise e projeto em agroecossistemas. O papel da biodiversidade nos agroecossistemas. Manejo da biodiversidade (comunidades de plantas, insetos e microrganismos). Interação entre mudanças globais – econômicas e ambientais – e sustentabilidade agrícola, segurança alimentar e qualidade ambiental.


DISCIPLINA: Análises Integrativas de Múltiplas Funções em Ecossistemas – CÓDIGO: PGA410037

CRÉDITOS: 3 – CARGA HORÁRIA: 45

EMENTA:Importância do funcionamento dos ecossistemas para a humanidade. Definições de funções vs. serviços ecossistêmicos e sua relevância para pesquisa participativa-ação transdisciplinar. Importância de analisar a multifuncionalidade de ecossistemas. Oportunidades oferecidas pelas análises integrativas como ferramentas para compilação sistemática de dados já coletados de diferentes fontes com o fim de responder a perguntas mais amplas, realistas, inovadoras. Sinergias e tradeoffs entre funções ou serviços ecossistêmicos. Importância de análises integrativas quantitativas para equilibrar múltiplos benefícios no manejo dos ecossistemas. Focalização de questões integrativas pertinentes, originais e coerentes. Geração de hipóteses quantitativas e qualitativas em análises integrativas. Introdução breve a vários tipos de análises integrativas. Procedimentos coerentes para procura, critérios de inclusão, estandarização e análise de dados de diferentes fontes. Desenvolvimento de um projeto de análise integrativa sobre um tema de escolha livre ao longo da disciplina. Apoio contínuo para implementação de métodos estatísticos de análises integrativas na software livre “R” (opcional).


DISCIPLINA: Avaliação do desempenho ambiental – CÓDIGO: PGA3134001 

CRÉDITOS: 3 – CARGA HORÁRIA: 45

EMENTA: Caracterização da produção como processo ambiental; processos irreversíveis e suas implicações sobre a reprodução de ambiente; os custos entrópico e ambiental da produção; a noção de desempenho e sua significação ambiental; métodos de avaliação do processo produtivo e do desempenho ambiental.


DISCIPLINA: Bem-estar animal – CÓDIGO: PGA3123000 

CRÉDITOS: 3 – CARGA HORÁRIA: 45

EMENTA: Fundamentos do comportamento animal; evolução do comportamento e domesticação, comportamento inato e aprendido; comportamento social e reprodutivo; territorialidade; características comportamentais das espécies zootécnicas; estresse e estereótipos; bem-estar animal, etologia e ética.


DISCIPLINA: Botânica econômica – CÓDIGO: PGA410033

CRÉDITOS: 3– CARGA HORÁRIA: 45

EMENTA: Mecanismos de descoberta, domesticação e manejo das espécies vegetais úteis. Classificação das espéceis vegetais econômicas por uso. Plantas que fizeram as grandes civilizações sulamericanas. Plantas usadas no passado, presente e potencial para o futuro. Culinária experimental.


DISCIPLINA: Capacidade produtiva do solo – CÓDIGO: PGA3121000

CRÉDITOS: 3 – CARGA HORÁRIA: 45

EMENTA: Nivelamento e atualização em conceitos de pedologia e manejo do solo; discussão dos aspectos de química, biologia e física do solo que afetam o crescimento das plantas; nutrientes essenciais e fatores que afetam a disponibilidade de nutrientes; papel da microbiota e principais simbioses na dinâmica de nutrientes; água, ar e temperatura do solo; fatores de promoção e de inibição da atividade biológica, química e física.


DISCIPLINA: Ciclo biogeoquímico de nutrientes em agroecossistemas – CÓDIGO: PGA410010

CRÉDITOS: 4 – CARGA HORÁRIA: 60

EMENTA: Conceitos básicos da absorção e assimilação de nutrientes pelas plantas superiores. Acidez e calagem de solos, ciclo biogeoquímico do carbono, nitrogênio, fósforo, potássio, nutrientes secundários e micronutrientes, transformações microbiológicas do nutriente no solo, fatores que afetam a biodisponibilidade, metodologias para análises, nutrientes como fatores de poluição e desequilíbrio em sistemas naturais. Rizosferá. Emissão de gases. Resíduos orgânicos e contaminação de solos. Calibração de análise do solo.


DISCIPLINA: Criação animal agroecológica – CÓDIGO: PGA410014

CRÉDITOS: 4 – CARGA HORÁRIA: 60

EMENTA: Conceito de sustentabilidade e de Agroecologia para a criação animal. Pressupostos da criação animal Agorecológica. Avaliação de um sistema de produção de espécies zootécnicas. Custos energéticos, econômicos, sociais, ambientais e etológicos associados à criação animal. Transição agroecológica. Exemplos de processos produtivos sustentáveis: produção de carne, leite e ovos à base de pasto, minimização da entropia em criações confinadas. Suinocultura ao Ar Livre, Avicultura a Campo. O ecossistema Pastoril; Objetivos do manejo agroecológico de pastagens; Ecofisiologia vegetal aplicada ao manejo dos pastos; Leis do pastoreio racional; Formação e uso das pastagens; Pastoreio Racional Voisin e agricultura sustentável.


DISCIPLINA: Dimensões Socioeconômicas da agricultura orgânica – CÓDIGO: PGA410013

CRÉDITOS: 2– CARGA HORÁRIA: 30

EMENTA: História e difusão da agricultura orgânica (AO); agricultura orgânica e desenvolvimento rural sustentável; o movimento social da AO; mercados e consumo de produtos da AO; P&D e AO; políticas públicas e AO; normas e certificação em AO.


DISCIPLINA: Ecologia de organismos do solo – CÓDIGO: PGA2123001

CRÉDITOS: 3– CARGA HORÁRIA: 45

EMENTA: Composição e distribuição da biota do solo; a microbiota e a mesofauna e sua relação com principais ciclos biogeoquímicos; a importância dos mutualismos na evolução, na ecologia e na agricultura; formação e decomposição da matéria orgânica do solo; interações entre biota do solo e plantas: modificações do equilíbrio solo-planta-organismos: fertilizantes, biocidas e resíduos agrícolas, urbanos e industriais; rizosfera e interações plantas-organismos; a biota do solo no manejo agrícola e florestal, novas abordagens sobre biologia e ciências da vida de relevância para o tema.


DISCIPLINA: Elaboração de projetos com ênfase na pesquisa qualitativa – CÓDIGO: PGA410015

CRÉDITOS: 2– CARGA HORÁRIA: 30

EMENTA: A construção do Projeto de Pesquisa. A escolha do tema. A formulação do problema de pesquisa. A relevância, pertinência e originalidade do objeto abordado na investigação. A definição dos objetivos. A formulação das hipóteses. O referencial teórico e a operacionalização dos conceitos. Orientações para a elaboração da revisão bibliográfica. Escolha dos métodos, técnicas e instrumentos da pesquisa. Fontes dos dados empíricos. Definição espacial e temporal da pesquisa. População ou amostra. A análise dos dados. Cronograma e orçamento. As referências bibliográficas.


DISCIPLINA: Estado, trabalho e sociedade contemporâneos – CÓDIGO: PGA410019

CRÉDITOS: 2– CARGA HORÁRIA: 30

EMENTA: A disciplina pretende operar uma ligação entre as dimensões técnico-operativas das questões agroecológicas com a realidade contemporânea, marcada de um lado, por intensas transformações tecnológicas e científicas, mas acompanhadas igualmente de agudas contradições entre meios de produção e a organização da sociedade. Trata-se, portanto de uma abordagem holística que se propõe a ampliar o horizonte analítico da agroecologia estudando: a) as formas contemporâneas do trabalho humano; b) a sociedade em que vivemos e seus impasses; e, c) a forma estado-nação que organiza a vida humana associada. Todo o debate será respaldado pelo que desenvolveram os clássicos do pensamento em cada um destes campos.


DISCIPLINA: Etologia aplicada – CÓDIGO: PGA410034

CRÉDITOS: 3– CARGA HORÁRIA: 45

EMENTA: Fundamentos do comportamento animal. Evolução do comportamento e domesticação. Métodos de pesquisa em Etologia Aplicada. Comportamento social. Comportamento Sexual e Reprodutivo. Territorialidade. Estresse e estereótipos.


DISCIPLINA: Gênese, morfologia e classificação de solos – CÓDIGO: PGA410027

CRÉDITOS: 4– CARGA HORÁRIA: 60

EMENTA: Conceito de solo e sua evolução histórica. Morfologia do solo. Principais argilominerais encontrados em solos brasileiros. Gênese dos solos: intemperismo, fatores e processos (múltiplos e específicos) de formação do solo. Sistema brasileiro de classificação de solos: principais atributos e horizontes diagnósticos, classes de solos e relação solo-paisagem.


DISCIPLINA: Introdução ao pensamento sistêmico e à prática sistêmica – CÓDIGO: PGA410024

CRÉDITOS: 2– CARGA HORÁRIA: 30

EMENTA: Reducionismo e pensamento sistêmico; abordagens do pensamento sistêmico; conceitos do pensamento sistêmico; tipos de sistemas; teoria sistêmica e cibernética; pensamento sistêmico e complexidade; pensamento sistêmico no ensino, na pesquisa e na extensão rural; ferramentas e metodologias baseadas em pensamento sistêmico para estruturar e lidar com situações problemáticas complexas.


DISCIPLINA: Manejo e conservação de ecossistemas florestais – CÓDIGO: PGA410035

CRÉDITOS (teórico-prático): 3– CARGA HORÁRIA: 90

EMENTA: Fitossociologia. Demografia de populações naturais. Dendrometria e inventário de recursos florestais. Ecologia de espécies florestais tropicais. Dinâmica de florestas tropicais. Sistemas de manejo em florestas tropicais. Conservação da biodiversidade. Uso múltiplo de recursos florestais.


DISCIPLINA: Nutrição de ruminantes e meio ambiente – CÓDIGO: PGA410025

CRÉDITOS: 2– CARGA HORÁRIA: 30

EMENTA: Ambiente simbiótico do rúmen; metabolismo de carboidratos, de nitrogênio e de lipídios; sistemas de produção de carne e leite; aspectos nutricionais relacionados com a produção de metano de nutrientes ao meio ambiente.


DISCIPLINA: Plantas bioativas – CÓDIGO: PGA410009

CRÉDITOS: 2– CARGA HORÁRIA: 30

EMENTA: Diversidade de plantas bioativas. Vias metabólicas secundárias em células vegetais. Metabólitos secundários de interesse medicinal aos humanos e animais zootécnicos.


DISCIPLINA: Produção e tecnologia de sementes florestais – CÓDIGO: PGA410032

CRÉDITOS: 3– CARGA HORÁRIA: 45

EMENTA: Aspectos ecológicos da produção e a colheita de sementes florestais, produção de sementes florestais, colheita de sementes, planejamento, manejo de sementes florestais, controle de qualidade, análise de sementes, ecofisiologia da germinação, legislação.


DISCIPLINA: Química do solo e ambiental – CÓDIGO: PGA410011

CRÉDITOS: 4– CARGA HORÁRIA: 60

EMENTA: Conceitos básicos da química aplicados ao solo. As leis da química do solo e a composição mineral e orgânica do solo. Dinâmica da solução do solo e especiação iônica. Fenômenos de superfície, enfocando a distribuição dos íons em torno das partículas, os grupos funcionais, balanço de cargas, ponto de carga zero e complexos de esfera externa: adsorção física de cátions e ânions, e complexos de esfera interna: quimiossorção de cátions e de ânions. Reações de oxidação e redução no solo. Contaminantes e poluentes do solo e de sistemas aquáticos, abordando os principais contaminantes, a dinâmica dos elementos-traço no solo e nos sistemas aquáticos, e os mecanismos de inativação de íons e moléculas poluentes. Metodologias de análise de elementos químicos no solo, água e outros resíduos, como os orgânicos.


DISCIPLINA: Redação científica – CÓDIGO: PGA410012

CRÉDITOS: 3– CARGA HORÁRIA: 45

EMENTA: A disciplina aborda a estrutura lógica e prática do fazer ciência. Inclui métodos de planejamento experimental e a organização de projetos e textos científicos. A disciplina tem caráter essencialmente prático; os alunos irão utilizar dados de experimentos para elaborar um artigo para uma revista científica.


DISCIPLINA: Sistemas agroflorestais – CÓDIGO: PGA3122001

CRÉDITOS: 3– CARGA HORÁRIA: 45

EMENTA: Histórico e classificação de Sistemas Agroflorestais (SAF); sucessão vegetal em ecossistemas naturais; dinâmica temporal e espacial de SAF; aspectos biofísicos e dimensões sociais e econômicas dos SAF; conhecimento local, implantação, e manejo de SAF.


DISCIPLINA: Métodos em fitoquímica – CÓDIGO: PGA410036

CRÉDITOS (teórico-prático): 2– CARGA HORÁRIA: 30

EMENTA: Métodos de preparo e extração de plantas para análise fitoquímica. Emprego de técnicas espectrofotométricas e cromatográficas. Identificação e quantificação de metabólitos secundários.


DISCIPLINA: Estágio docência – CÓDIGO: EST333009

CRÉDITOS: 1– CARGA HORÁRIA: 15

EMENTA: Participação de aluno de pós-graduação em atividade de ensino de graduação.


DISCIPLINA: Impacto ambiental do manejo e aproveitamento de resíduos orgânicos – CÓDIGO: PGA410040

CRÉDITOS: Teóricos: 2 – Teórico-prático: 1 – CARGA HORÁRIA: 60

EMENTA: Fontes e características dos dejetos; Formas de tratamentos dos dejetos; Métodos de aplicação ao solo; Efeitos dos dejetos nas propriedades químicas do solo; Efeito dos dejetos na fertilidade do solo e nutrição de plantas; Dinâmica de nutrientes nos dejetos e no solo; Dinâmica dos metais pesados nos dejetos e no solo; Efeito dos dejetos na matéria orgânica do solo; Potencial poluente dos dejetos; Transferência de nutrientes em sistemas com uso de dejetos.


DISCIPLINA: Evolução Aplicada – CÓDIGO: PGA410042

CRÉDITOS: 2– CARGA HORÁRIA: 30

EMENTA: As principais teorias evolutivas. Paradigmas evolutivos e consequências nos valores sociais, na administração dos ecossistemas e na agricultura. As novas teorias evolutivas e implicações nos sistemas de manejo agrícolas, melhoramento genético, economia, conservação da biodiversidade, gerenciamento ambiental e empresarial.


DISCIPLINA: Evolução Aplicada – CÓDIGO: PGA410042

CRÉDITOS: 2– CARGA HORÁRIA: 30

EMENTA: As principais teorias evolutivas. Paradigmas evolutivos e consequências nos valores sociais, na administração dos ecossistemas e na agricultura. As novas teorias evolutivas e implicações nos sistemas de manejo agrícolas, melhoramento genético, economia, conservação da biodiversidade, gerenciamento ambiental e empresarial.


 TÓPICOS EM AGROECOSSISTEMAS  

 

DISCIPLINA: Tópicos em Agroecossistemas: “Introdução à Redação Científica” – CÓDIGO: PGA410029

CRÉDITOS: 2– CARGA HORÁRIA: 30

EMENTA: A disciplina terá caráter introdutório ao tema, sendo essencialmente teórica. Visa capacitar o estudante a dominar os princípios gerais da elaboração de textos científicos – resumos, artigos completos e projetos. Aborda a estrutura do artigo, os tipos de publicações; a lógica da redação científica; estilo, coerência e rigor científicos; o sistema de revisão por pares; o sistema Qualis de avaliação das revistas; ética na ciência; normas de publicação.


 

DISCIPLINA: Tópicos em Agroecossistemas: Marketing  Agroalimentar – circuítos curtos e produtos típicos – CÓDIGO: PGA410023

CRÉDITOS: 2– CARGA HORÁRIA: 30

EMENTA: Principios de Marketing. A evolução do mercado agroalimentar. Estratégias de marketing para o desenvolvimento dos circuitos curtos e produtos tipicos.


 

DISCIPLINA: Tópicos em Agroecossistemas: Agroecologia e Serviços Ecosssitêmicos no Bioma Mata Atlântica. – CÓDIGO: PGA410038

CRÉDITOS: 2– CARGA HORÁRIA: 30

EMENTA: Conflitos globais entre agricultura e serviços ecossistêmicos; Agroecologia e Serviços Ecossistêmicos; Avaliação rápida de biodiversidade, qualidade da água, erosão, estoque de carbono; Pesquisa socioeconômica na agricultura; Elaboração de projetos de recuperação de áreas degradadas; Elaboração de projetos de pagamentos por serviços ambientais.


 

DISCIPLINA: Tópicos Especiais em Sistemas Silvipastoris – CÓDIGO: PGA410039

CRÉDITOS: 1– CARGA HORÁRIA: 15

EMENTA: Introdução ao sistema silvipastoris; sistemas sustentáveis de produção; tipos de arranjos de SSP; avanços em sistemas silvopastoris; estado da arte nos avanços dos sistemas silvipastoris intensivos; benefícios dos SSP; estabelecimento dos sistemas silvipastoris; princípios básicos para a gestão de sistemas silvipastoris; Bem-estar e comportamento nos SSP; Serviços Ambientais SSP.


 

DISCIPLINA: Tópicos em Agroecossistemas: Análise Estatística com o Software R – CÓDIGO: PGA410043

CRÉDITOS: 1– CARGA HORÁRIA: 15

EMENTA: Introdução ao R e RStudio. Teste de Hipóteses. Delineamentos Experimentais. Modelos Mistos. Correlação. Regressão Múltipla e Logística. Análise de Componentes Principais. Análise de Agrupamento. Análise de Correspondência Múltipla. Análise Discriminante.